Palestrante |
Minibiografia |
Título / Resumo do trabalho |
|
André Gaia |
Como liderar a escola cuidando de pessoas? Pessoas não são números, números não geram resultados. Pessoas geram resultados. A correria para bater metas e dar conta das demandas é grande, mas construir um ambiente de trabalho positivo e humano é fundamental para o sucesso e crescimento da escola. |
|
Annie Bittencourt de Moura |
Ferramentas para atividades sócio-emocionais em turmas infantis desafiadoras Nesta era pós pandemia, vemos crianças desorganizadas emocionalmente, ansiosas, com comportamentos inadequados com colegas e professores. Isso tudo é um sinal de alerta de que nossos professores precisam estar capacitados com um acervo de ferramentas sócio-emocionais, para ajudarem alunos a se autorregularem nas aulas CNA. |
|
Ben Goldstein |
Keeping it personal: highlighting the human touch in digital spaces |
|
Bruna Soriani |
Potencializando o aprendizado: microlearning e o poder dos vídeos No mundo acelerado de hoje, onde o tempo é um recurso valioso, torna-se crucial explorar estratégias de aprendizagem eficazes que maximizem a retenção de conhecimento em um curto período. Explore o poder do microlearning e o impacto dos vídeos. Descubra como os vídeos simplificam conceitos complexos, promovem aprendizagem ativa e despertam interesse. Aprenda as melhores práticas para criar conteúdo eficaz de microlearning baseado em vídeos, incluindo ferramentas tecnológicas. |
|
Carol Romano |
Caindo a ficha, virando disco e outras conexões criativas futuristas Como ser criativo num mundo que nos atropela com tantas novidades de forma tão acelerada? Será que tudo que era pra existir já foi criado? Esse encontro pretende revisitar afetivamente as origens do que chamamos hoje de tecnologia e refletir sobre práticas de ensino que nos conectam além das telas. |
|
Cintia Ribeiro da Rocha |
Um olhar decolonial para o corpo - padrões de beleza Esta formação tem por objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais a partir da construção de estereótipos construídos no período da colonização e que são conectados com a estética corporal. Este exercício visa instrumentalizar os professores de língua na escolha e problematização dos textos visuais do material didático, bem como a representação e valorização da matriz cultural negra no Brasil e no mundo. |
|
Daniela Valim Ramos |
Tenha uma comunicação mais efetiva através das ferramentas do CNA BOX Sua comunicação não é tão efetiva? Perde horas enviando recados para pais e alunos pelo WhatsApp? Deixa passar conversas e situações pela quantidade de mensagens? Compartilharei minhas práticas no CNA Uberaba com o BOX e o Comunicador como ferramentas eficazes de comunicação em sua escola, auxiliando principalmente em sua manutenção. |
|
Davi Nicolas Queiroz |
Silent films in the CNA classroom Nesta apresentação, falo sobre esse material e sua relevância, sua ampla disponibilidade no universo digital (facilitando o compartilhamento) e dou dicas de como utilizá-lo em sala de aula. |
|
Deives Rezende |
A diversidade e a educação na era digital:uma ponte necessária Discussões sobre a educação no mundo atual abordam desafios e possibilidades. A era digital tem um papel importante nesse debate trazendo a tecnologia como um instrumento para aperfeiçoar os diferentes tipos de aprendizagens e as relações entre eles. Nesse contexto, a diversidade, equidade e inclusão se fazem presentes e temáticas que devem ser debatidas: respeito, justiça e bom-senso entre todos os atores. |
|
Diego Fermino Pós-graduado em Psicopedagogia/Educação Corporativa, além de cursos voltados a área de coaching/desenvolvimento pessoal. Trabalha na rede há um pouco mais de 12 anos como professor, coordenador pedagógico e professor on-line. |
Elementos de uma aula humanizada Diante do tema, Tech and touch: aprendizagem humanizada na era digital, abordarei informações relevantes quanto a preparação das aulas voltadas ao perfil dos alunos e um estudo de caso com possíveis planos de ações através da colaboração dos que estiverem presentes. |
|
Douglas Tavares Lima |
A importância do uso de tecnologias analógicas no mundo pós-pandemia |
|
Patrícia Santos |
|
|
Elivelton Domingos |
Educação transformada: explorando a interseção de tecnologia, inteligência artificial e aprendizagem Nesta apresentação, exploro a interseção entre educação, tecnologia e inteligências artificiais. Discutiremos o impacto das AI na aprendizagem, a importância das habilidades TPACK para educadores e o uso de ferramentas tecnológicas no ensino. Também exploraremos os benefícios e limitações que as inteligências artificiais podem ter no processo educacional. |
|
Enrique Melone |
¿Y qué tal si le ponemos poesía a nuestras clases? Nesta apresentação, exploro a interseção entre educação, tecnologia e inteligências artificiais. Discutiremos La poesía es una herramienta útil para la enseñanza de una lengua extranjera; sin embargo, los docentes tienden a percibir el texto poético como una dificultad para integrarlo en sus clases. La propuesta de esta charla informal es desmitificar esta idea. |
|
Ícaro Luís Fracarolli Vila |
Dados, dados, dados: a matemática como aliada da coordenação pedagógica Transformar números soltos e dados e aplicá-los na realidade nem sempre é uma tarefa fácil para os coordenadores pedagógicos. Neste trabalho, iremos apresentar como podemos usar o CNA Box para facilitar a análise, bem como outras metodologias aplicadas pela nossa escola. |
|
Jaime Cará |
Find the missing piece |
|
Jair Félix |
Teaching the whole student |
|
Leandra Meddings |
The what, how and when of dealing with emergent language Learners do not come to class as a blank page. They bring with them all sorts of schematic knowledge that can be used to their benefit when learning a language. This presentation aims at exploring the what, how and when of dealing with the language that emerges from students during the course of a lesson. |
|
Marcos Ruiz |
Além da aula: o que sua escola espera de você É comum que professores sejam avaliados por seus líderes e pares como referências (ou não) de boas práticas somente com base em suas competências técnicas e capital institucional. Nesta fala discutiremos atitudes e competências comportamentais que podem contar tanto quanto (ou até mais) que certificações e proficiência na construção de uma carreira de sucesso. |
|
Maria Stella Galvão Santos |
El uso de textos literarios en las clases de ELE |
|
Mariana Semerjion Instructora de Mindfulness en Apapachos Al Alma y Profesora de Español en el Instituto Cervantes. |
Trabajar la afectividad en clase con canciones de Shakira |
|
Nora Roman Mondragon |
Fatores emocionais e psicológicos no ensino de uma L2 A influência dos fatores emocionais ou psicológicos dos alunos no processo de ensino –aprendizagem de uma segunda lingua. Neste trabalho, visa-se mostrar a importancia desses aspectos para conseguir um resultado positivo no ensino de uma segunda língua e também recomendar alguns conselhos sobre como agir em determinadas situações. |
|
Patrícia de Moura Cação |
Students’ Podcast Após trabalhar a metade do livro, os professores perceberam que os alunos do Essentials 2 ainda possuíam muitas dificuldades. Para incentivá-los a produzirem oralmente, os alunos desenvolveram um podcast sobre uma unidade específica para demonstrar o quanto aprenderam. Esse projeto também visa criar um registro da evolução do aluno em sala de aula. |
|
Marco Antônio Lopes |
|
|
Paulo Dantas |
Aprendizagem humana em um mundo digitalizado: desafios e oportunidades |
|
Paulo Pita |
Como melhorar a retenção de alunos por meio de suporte e confiança Explore a retenção de alunos nesta apresentação, focando em três elementos chave: suporte, bem-estar emocional e confiança. Entenda como os ambientes podem encorajar a autopercepção do progresso do aluno. Descubra a importância do bem-estar emocional e como a confiança, fortalecida por meio de feedback honesto, fortalece as relações de aprendizado. Ganhe insights valiosos a partir de nossas descobertas. |
|
Raíssa Rafael e Silva |
Equipe: comunicação, desenvolvimento e acompanhamento Comunicação, Desenvolvimento e Acompanhamento: Por que focar nesses três pontos? Porque eles são a base da confiança, o elemento fundamental do processo de formação e gestão de uma boa equipe. Nessa comunicação compartilharei dicas e sugestões de boas práticas considerando esses três aspectos. |
|
Roselaine Pontes |
Metodologias inclusivas: abordagens atuais que favorecem a aprendizagem de todos A inclusão é um direito de todas as pessoas e uma forma de efetivar essa garantia é reconhecer e valorizar a diversidade humana. Nesta palestra, serão apresentadas estratégias e metodologias que promovem a atuação inclusiva e que contempla a diversidade de perfis de estudantes, buscando favorecer a aprendizagem de todos. |
|
Sérgio Monteiro |
Feedback and error correction: why bother? who cares? |
|
Vinnie Nobre |
Critical thinking in a high-tech era In this session, we are going to discuss the role of critical thinking in ELT as a fundamental skill in the teaching and learning process while the use of technology increases in our practices and the need to humanize relationships becomes more urgent. |
|
Virginia Chaves |
Atenção: o caminho da aprendizagem A perda da capacidade atencional dos estudantes é um desafio debatido amplamente no contexto educacional. Com o excesso de estímulos e de informação, os estudantes têm dificuldade de direcionar sua atenção para a aprendizagem. Nessa palestra veremos como a neurociência auxilia na compreensão do fenômeno e na geração de estratégias adequadas. |
Conheça os palestrantes