Palestrante

Minibiografia

Título / Resumo do trabalho

André Gaia
André é coordenador pedagógico desde 2018 e está há mais de 10 anos na área da Educação. Tem ICELT e C1 por Cambridge. Ama o que faz e está sempre em busca de melhoria.

Como liderar a escola cuidando de pessoas?

Pessoas não são números, números não geram resultados. Pessoas geram resultados. A correria para bater metas e dar conta das demandas é grande, mas construir um ambiente de trabalho positivo e humano é fundamental para o sucesso e crescimento da escola.

Annie Bittencourt de Moura
Annie é professora, empresária e diretora pedagógica de escolas de idiomas há mais de 30 anos. Possui formação em Letras e Pedagogia e Mestrado em Ciências da Linguagem.

Ferramentas para atividades sócio-emocionais em turmas infantis desafiadoras

Nesta era pós pandemia, vemos crianças desorganizadas emocionalmente, ansiosas, com comportamentos inadequados com colegas e professores. Isso tudo é um sinal de alerta de que nossos professores precisam estar capacitados com um acervo de ferramentas sócio-emocionais, para ajudarem alunos a se autorregularem nas aulas CNA.

Ben Goldstein
Ben is a writer, teacher, teacher trainer and conference speaker. He taught materials writing for many years on the online MATESOL program of the New School, New York. He has written two methodology handbooks for teachers: Language Learning with Digital Video (with Paul Driver) and Working with Images. For students, he has co-authored the coursebook series Evolve, Eyes Open/Uncover/Smart Planet and English Unlimited (all for Cambridge). He has just finished working on the creation of Evolve Digital: an online course combining independent learning with synchronous teacher-led lessons.

Keeping it personal: highlighting the human touch in digital spaces
Online learning and digital tools are here to stay as more learners access language classes on their phones and computers while teachers increasingly use digital devices to enhance their f2f classes. But does this mean we are losing the human touch? In this session, we will analyse the effects of the pandemic on our teaching and look at practical tips for supporting personalisation both online and f2f. We will defend the need to keep the learning process as human as possible while also making the best use of our digital resources.

Bruna Soriani
Bruna é Engagement e Growth Edpuzzle Líder responsável pelo engajamento e crescimento da base de usuários da Edpuzzle em todo o território brasileiro, garantindo experiências excepcionais para os clientes. É responsável pelo acompanhamento da jornada do cliente e desenvolvimento de estratégias de relacionamento.

Potencializando o aprendizado: microlearning e o poder dos vídeos

No mundo acelerado de hoje, onde o tempo é um recurso valioso, torna-se crucial explorar estratégias de aprendizagem eficazes que maximizem a retenção de conhecimento em um curto período. Explore o poder do microlearning e o impacto dos vídeos. Descubra como os vídeos simplificam conceitos complexos, promovem aprendizagem ativa e despertam interesse. Aprenda as melhores práticas para criar conteúdo eficaz de microlearning baseado em vídeos, incluindo ferramentas tecnológicas.

Carol Romano
Carol é professora de inglês, palestrante e consultora. Graduada em Letras pela UFMG, tem formação livre em artes e pós-graduação em Educação, além das certificações Train the Trainer, Celta e CPE/Cambridge C2.

Caindo a ficha, virando disco e outras conexões criativas futuristas

Como ser criativo num mundo que nos atropela com tantas novidades de forma tão acelerada? Será que tudo que era pra existir já foi criado? Esse encontro pretende revisitar afetivamente as origens do que chamamos hoje de tecnologia e refletir sobre práticas de ensino que nos conectam além das telas.

Cintia Ribeiro da Rocha
Cíntia é mestranda em Estudos Comparados das Literaturas de Língua Portuguesa pela USP. Foi bolsista FIPSE/CAPES do programa de intercâmbio Raça, Desenvolvimento e Desigualdade Social - Howard University, Washington D.C. É pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UTFPR. É certificada pela Cambridge University (CELTA). Trabalhou como assistente de desenvolvimento institucional no Museu Afro Brasil. Recebeu financiamento da American Alliance of Museums para coordenar o projeto A Journey Through the African Diaspora em uma parceria entre o Museu Afro Brasil e Prince George´s African American Museum and Cultural Center (EUA-Maryland).

Um olhar decolonial para o corpo - padrões de beleza

Esta formação tem por objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais a partir da construção de estereótipos construídos no período da colonização e que são conectados com a estética corporal. Este exercício visa instrumentalizar os professores de língua na escolha e problematização dos textos visuais do material didático, bem como a representação e valorização da matriz cultural negra no Brasil e no mundo.

Daniela Valim Ramos
Daniela é formada em Letras pela UFTM e pós graduada pela UFMG, amo o CNA, pois temos muito em comum: a paixão por pessoas e pelo ensino de idiomas. Minha missão é transformar através da educação!

Tenha uma comunicação mais efetiva através das ferramentas do CNA BOX

Sua comunicação não é tão efetiva? Perde horas enviando recados para pais e alunos pelo WhatsApp? Deixa passar conversas e situações pela quantidade de mensagens? Compartilharei minhas práticas no CNA Uberaba com o BOX e o Comunicador como ferramentas eficazes de comunicação em sua escola, auxiliando principalmente em sua manutenção.

Davi Nicolas Queiroz
Davi Nicolas é professor da rede CNA há dez anos e coordenador pedagógico d0 CNA Mossoró no Rio Grande do Norte.

Silent films in the CNA classroom
Questões de direitos autorais podem entrar numa area cinza quando o assunto é sala de aula, especialmente no âmbito virtual. Mas e se houvesse uma infinidade de materiais disponíveis para elevar nossas aulas que estão numa área segura? Uma quantidade interessante de filmes da silent era de Hollywood estão disponíveis para nosso uso em sala e servem não apenas como uma janela para que os alunos possam observar e compreender uma cultura passada, mas também como facilitador de informações e até objeto instigador de atividades que fomentam a comunicação entre alunos.

Nesta apresentação, falo sobre esse material e sua relevância, sua ampla disponibilidade no universo digital (facilitando o compartilhamento) e dou dicas de como utilizá-lo em sala de aula.

Deives Rezende
Deives é CEO e fundador da Condurú. Tem 40 anos de experiência. Coach e mediador organizacional, especialista em temas de Governança e Ética, palestrante em Ética Empresarial e Protagonizmo do Negro e Inclusão Social.

A diversidade e a educação na era digital:uma ponte necessária

Discussões sobre a educação no mundo atual abordam desafios e possibilidades. A era digital tem um papel importante nesse debate trazendo a tecnologia como um instrumento para aperfeiçoar os diferentes tipos de aprendizagens e as relações entre eles. Nesse contexto, a diversidade, equidade e inclusão se fazem presentes e temáticas que devem ser debatidas: respeito, justiça e bom-senso entre todos os atores.

Diego Fermino
Diego, 35 anos, ´é formado em Administração de Empresas,

Pós-graduado em Psicopedagogia/Educação Corporativa,

além de cursos voltados a área de coaching/desenvolvimento pessoal. Trabalha na rede há um pouco mais de 12 anos como professor, coordenador pedagógico e professor on-line.

Elementos de uma aula humanizada

Diante do tema, Tech and touch: aprendizagem humanizada na era digital, abordarei informações relevantes quanto a preparação das aulas voltadas ao perfil dos alunos e um estudo de caso com possíveis planos de ações através da colaboração dos que estiverem presentes.

Douglas Tavares Lima
Douglas é formado em Licenciatura em História e trabalho com Inglês há 8 anos. Começou no CNA como monitor, depois se tornou professor e, desde 2021, é coordenador pedagógico.

A importância do uso de tecnologias analógicas no mundo pós-pandemia
No mundo da inteligência artificial vale se perguntar: as tecnologias digitais são suficientes para criarmos aula que gerem resultados de aprendizagens?

Patrícia Santos
Patrícia é formada em Letras com especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa. É coordenadora pedagógica há mais de 10 anos.

Elivelton Domingos
Elivelton é especialista em Educação no CNA Administração Nacional, possui graduação em Língua Inglesa/UFPE e certificados Cambridge CAE, CELTA, ICELT e Train the Trainer. É tio de uma menina chamada Diana e ama a educação.

Educação transformada: explorando a interseção de tecnologia, inteligência artificial e aprendizagem

Nesta apresentação, exploro a interseção entre educação, tecnologia e inteligências artificiais. Discutiremos o impacto das AI na aprendizagem, a importância das habilidades TPACK para educadores e o uso de ferramentas tecnológicas no ensino. Também exploraremos os benefícios e limitações que as inteligências artificiais podem ter no processo educacional.

Enrique Melone
Enrique es profesor de Literatura y Español como lengua materna y extranjera. Se ha desempeñado como docente en instituciones públicas y privadas de Argentina. En Brasil dicta cursos de formación y capacitación docente. Actualmente es profesor de Español y Literatura y Coordinador del Departamento de lenguas modernas en St. Francis College. Asimismo es autor de diversos materiales didácticos para la enseñanza del Español como lengua extranjera.

¿Y qué tal si le ponemos poesía a nuestras clases?

Nesta apresentação, exploro a interseção entre educação, tecnologia e inteligências artificiais. Discutiremos La poesía es una herramienta útil para la enseñanza de una lengua extranjera; sin embargo, los docentes tienden a percibir el texto poético como una dificultad para integrarlo en sus clases. La propuesta de esta charla informal es desmitificar esta idea.

Ícaro Luís Fracarolli Vila
Ícaro é graduado em Letras, mestre em Linguística Aplicada e doutor em Linguística Aplicada e Neurociência. Professor de idiomas desde 2007 e gestor educacional desde 2012.

Dados, dados, dados: a matemática como aliada da coordenação pedagógica

Transformar números soltos e dados e aplicá-los na realidade nem sempre é uma tarefa fácil para os coordenadores pedagógicos. Neste trabalho, iremos apresentar como podemos usar o CNA Box para facilitar a análise, bem como outras metodologias aplicadas pela nossa escola.

Jaime Cará
Jaime (PhD) holds a certificate in Business Analytics (Harvard) and he’s been counselor of research (USP), L&D manager, co-author of books, coursebooks, curricula, online and in-person training programs and courses, co-creator of educational apps, team leader, product manager, international speaker, and Lead LX Designer. Jaime’s currently an ID for AWS.

Find the missing piece
We’ve assumed that communication technology and internet were all about shortening distances and connecting people. Yet, here we are talking about the importance of humanizing the class. What are we missing? Let’s find that which seems to be an elusive element and bring it back to the classroom.

Jair Félix
Jair is a National Geographic Learning Senior ELT Academic Manager for Latin America, has a B.A. in TEFL from Universidad Autonoma de Sinaloa in Mexico and a Post-Graduate Degree on Teachers’ Development from The College of St. Mark & St. John, Plymouth, UK. Jair has been involved in language teaching and teacher training for over 22 years and has conducted workshops on various topics such as lesson planning, discourse analysis for language teachers, action research, educational technologies, 21st century skills, among others. Jair holds a Diploma in Teaching English for Specific Purposes (DipTESP) and the E-Tutoring Certificate from the British Council. He is a frequent presenter at ELT conferences throughout Latin America.

Teaching the whole student
Cultivating a positive mindset, learning to grow from failure and developing a sense of self are just some of the crucial skills our students need, particularly in these challenging times. In this talk, we will be looking at how we can use our unique position as language teachers to encourage our students both to study well and to live well.

Leandra Meddings
Leandra is an English language teacher and teacher trainer, language content writer and editor based in London. She holds an MA in Linguistics, the CELTA and ICELT, and is currently working on her DELTA.

The what, how and when of dealing with emergent language

Learners do not come to class as a blank page. They bring with them all sorts of schematic knowledge that can be used to their benefit when learning a language. This presentation aims at exploring the what, how and when of dealing with the language that emerges from students during the course of a lesson.

Marcos Ruiz
Marcos atua há 25 anos na área de ensino de idiomas com formação de professores, educação corporativa, autoria de materiais e programas de treinamento e gestão escolar. Atualmente é franqueado do CNA Guarulhos Centro.

Além da aula: o que sua escola espera de você

É comum que professores sejam avaliados por seus líderes e pares como referências (ou não) de boas práticas somente com base em suas competências técnicas e capital institucional. Nesta fala discutiremos atitudes e competências comportamentais que podem contar tanto quanto (ou até mais) que certificações e proficiência na construção de uma carreira de sucesso.

Maria Stella Galvão Santos
Maria Stella es doctora en Educación y magíster en Letras por la Universidad Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). También tiene un máster en Historia de la Ciencia por la Universidad de Sao Paulo (USP). Es licenciada en Letras (español) por la UFRN. Fue alumna provisional de intercambio doctoral en la Universidad de Valencia (España). El 2021 fue profesora de español en el proyecto de extensión universitario llamado CLAP – Curso de Lenguas en Apoyo a Profesores de la enseñanza pública. Realiza investigaciones sobre la enseñanza de español, las clases de ELE y la literatura hispanoamericana.

El uso de textos literarios en las clases de ELE
Nuestra propuesta es reflexionar sobre el uso de textos literarios en las clases de ELE, sus posibilidades y logros de enseñanza. De hecho, los textos literarios se han convertido en un instrumento didáctico de gran utilidad en las clases de español como lengua extranjera, como lo confirman varios teóricos.

Mariana Semerjion
“ariana es comunicadora de formación,

Instructora de Mindfulness en Apapachos Al Alma

y Profesora de Español en el Instituto Cervantes.

Trabajar la afectividad en clase con canciones de Shakira
La presentación tiene como objetivo hacer una relación comparativa de las etapas del ciclo de vida de una pareja a través del análisis de canciones de amor y desamor de la cantante colombiana Shakira, con sugerencias de como trabajar la afectividad en las clases de ELE.

Nora Roman Mondragon
Nora é professora do CNA há 5 anos. Licenciada em Letras: Português- Inglês , Letras Espanhol e pós-graduada em Tradução em Espanhol pela Universidade Estacio de Sá e pós-graduada em Psicopegagógia pelo IBMR.

Fatores emocionais e psicológicos no ensino de uma L2

A influência dos fatores emocionais ou psicológicos dos alunos no processo de ensino –aprendizagem de uma segunda lingua. Neste trabalho, visa-se mostrar a importancia desses aspectos para conseguir um resultado positivo no ensino de uma segunda língua e também recomendar alguns conselhos sobre como agir em determinadas situações.

Patrícia de Moura Cação
Patrícia é jornalista e Relações Públicas. Curso em Fanshawe College, Canadá. Possui TOEFL, FCE e TKT, pelo CNA Recife. Professora de Inglês desde 2001. Há 5 anos, é teacher e desde 2020, coordenadora pedagógica no CNA Itapetininga.

Students’ Podcast

Após trabalhar a metade do livro, os professores perceberam que os

alunos do Essentials 2 ainda possuíam muitas dificuldades. Para incentivá-los a produzirem oralmente, os alunos desenvolveram um podcast sobre uma unidade específica para demonstrar o quanto aprenderam. Esse projeto também visa criar um registro da evolução do aluno em sala de aula.

Marco Antônio Lopes
Marco trabalhou em 2013 no English Camp em 2012. CNA Itapetininga, de 2013 a 2018. Possui FCE e CAE. Professor do CNA Sorocaba, em 2019. Teacher Laura, de 2019 a 2022. Atualmente no CNA Itapetininga.

Paulo Dantas
Paulo é sócio fundador da Troika, especialista em educação digital e gerenciamento de projetos que procura aumentar o impacto da tecnologia no processo de aprendizagem e ensino.

Aprendizagem humana em um mundo digitalizado: desafios e oportunidades
Como podemos redesenhar nossas experiências de aprendizagem para que sejam significativas em um contexto tão impactado pelas tecnologias de comunicação? Como podemos preparar nossos aprendizes a serem mais humanos em um universo de interações cada vez mais digitais? Vamos discutir essas e outras perguntas e explorar possíveis caminhos futuros para o ensino de idiomas.

Paulo Pita
Paulo é educador e psicólogo especializado em administração escolar, retenção de alunos, psicologia institucional e psicanálise. Ele também possui experiência em atendimento psicológico para funcionários em ambientes de alto estresse, se especializando em apoio ao aluno e psicoterapia.

Como melhorar a retenção de alunos por meio de suporte e confiança

Explore a retenção de alunos nesta apresentação, focando em três elementos chave: suporte, bem-estar emocional e confiança. Entenda como os ambientes podem encorajar a autopercepção do progresso do aluno. Descubra a importância do bem-estar emocional e como a confiança, fortalecida por meio de feedback honesto, fortalece as relações de aprendizado. Ganhe insights valiosos a partir de nossas descobertas.

Raíssa Rafael e Silva
Raíssa é educadora apaixonada pela carreira. Há 13 anos no setor de ensino de inglês: desenvolvendo projetos, trabalhando na formação de professores, motivada pela crença de que o ensino de uma segunda língua gera oportunidades transformando vidas.

Equipe: comunicação, desenvolvimento e acompanhamento

Comunicação, Desenvolvimento e Acompanhamento: Por que focar nesses três pontos? Porque eles são a base da confiança, o elemento fundamental do processo de formação e gestão de uma boa equipe. Nessa comunicação compartilharei dicas e sugestões de boas práticas considerando esses três aspectos.

Roselaine Pontes
Roselaine é Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.  Professora de cursos de graduação e pós-graduação. Autora e co-autora de livros nas áreas de Educação, Saúde e Literatura Infantil.

Metodologias inclusivas: abordagens atuais que favorecem a aprendizagem de todos

A inclusão é um direito de todas as pessoas e uma forma de efetivar essa garantia é reconhecer e valorizar a diversidade humana. Nesta palestra, serão apresentadas estratégias e metodologias que promovem a atuação inclusiva e que contempla a diversidade de perfis de estudantes, buscando favorecer a aprendizagem de todos.

Sérgio Monteiro
Sérgio, M.A. in Education - USP, has extensive experience in EFL as materials writer, teacher and CELTA trainer. He is currently the president for BRAZ-TESOL – the largest association for teachers of English in Brazil.

Feedback and error correction: why bother? who cares?
Teachers go the extra mile to plan lessons that have many opportunities for students to speak English. However, not as much effort is put in planning and implementing feedback and error correction moments. Join us in this workshop to explore the whys and hows of these two valuable teaching techniques.

Vinnie Nobre
Vinicius is Director of Pedagogy at a Canadian EdTech (ELL), an MA tutor at the University of Chichester, a post-graduation instructor at Estácio and author of articles and books about ELT.

Critical thinking in a high-tech era

In this session, we are going to discuss the role of critical thinking in ELT as a fundamental skill in the teaching and learning process while the use of technology increases in our practices and the need to humanize relationships becomes more urgent.

Virginia Chaves
Virgínia, doutorada em neurociências pela UFRJ, lecionou no ensino básico e superior, além de atuar como coordenadora e diretora adjunta escolar. Atualmente é consultora em neurociência educacional pela Glia Neurociência e sócia da empresa Athention.

Atenção: o caminho da aprendizagem

A perda da capacidade atencional dos estudantes é um desafio debatido amplamente no contexto educacional. Com o excesso de estímulos e de informação, os estudantes têm dificuldade de direcionar sua atenção para a aprendizagem. Nessa palestra veremos como a neurociência auxilia na

compreensão do fenômeno e na geração de estratégias adequadas.

Conheça os palestrantes